Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

1. Apresentação

 

Programa: 8028 - Estudos Judaicos e Árabes
 
Área de Concentração: 8159 - Estudos Árabes
 
 
 

Para consultar os Indicadores relativos ao Programa, acesse:

CAPES

Para consultar a lista de Orientadores do Programa, acesse:

Sistema Janus

Para consultar o Catálogo de Disciplinas do Programa, acesse

Sistema Janus

Para consultar as Disciplinas Oferecidas no 1º Semestre, acesse

Disciplinas 1º semestre

Para consultar as Disciplinas Oferecidas no 2º Semestre, acesse

Disciplinas 2º semestre

Para consultar o Edital do Processo Seletivo do Programa, acesse

Edital

Para consultar a lista de Teses e Dissertações do Programa, acesse

Biblioteca Digital

 

 

O Programa visa à formação de pesquisadores da língua, da literatura e da cultura árabe, tomadas tanto no campo restrito de suas manifestações, o Oriente, como nos seus desdobramentos no Ocidente, especialmente no universo da cultura brasileira.
 
Para isto, procura dar continuidade às metodologias de pesquisa em andamento nas escolas de arabismo no exterior, atento a desenvolver metodologias mais adequadas à nossa realidade, particularmente nos temas relacionados ao universo cultural árabe, ibérico (no período andalusino medieval) e brasileiro. Constitui uma perspectiva principal do Programa a criação de uma massa crítica com bases sólidas no conhecimento da língua, da literatura e da cultura árabe, formada por professores e pesquisadores capazes de incrementar as linhas de pesquisa vigentes.
 
A edificação de uma tradição de estudos árabes no Brasil, além de abrir novas perspectivas ao diálogo entre as culturas, deve possibilitar o intercâmbio intelectual com outros centros de pesquisa congêneres no Brasil e no Exterior. O Programa trabalha numa tendência mais ampla dos estudos árabes internacionais na medida em que articula num mesmo eixo temas lingüísticos, literários e culturais, a exemplo das escolas européias e norte-americanas, especialmente ao propor uma abordagem comparativo-aproximativa entre Oriente e Ocidente.
 

 

AnexoTamanho
normas_estudos_judaicos_e_arabes.pdf88.8 KB