Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

8. Histórico

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe - recebeu a recomendação da CAPES em 17 de dezembro de 2001.
Nível (Mestrado)

O Programa começou a funcionar efetivamente no segundo semestre de 2002, tempo que foi necessário para que credenciamentos de disciplinas e de orientadores fossem possíveis.

Em 2003, as linhas de pesquisa do Programa foram revistas e reformuladas, tendo hoje vários projetos de pesquisa em andamento dos professores e seus orientandos.

A avaliação da CAPES de triênio 2004-2006 elevou a nota do Programa para 4. Assim o objetivo principal do Programa a partir de hoje é o continuo crescimento buscando a consolidação e a excelência.

Ressalte-se que o Programa está intimamente ligado às atividades da Área de Árabe como um todo. Neste sentido, os professores da Pós estão ligados, também, à Graduação e têm dinamizado as atividades do Centro de Estudos Árabes, com importantes contribuições de pesquisa, docência e extensão.

A verba PROAB que o Programa recebe tem sido empregada essencialmente na Publicação de Tiraz – Revista de Estudos Árabes e das Culturas do Oriente Médio (ISSN: 1807-0604), constando da Base QUALIS/Capes de Periódicos na aquisição e atualização de softwares, material de pesquisa e ensino e de almoxarifado, além de uma parcela da verba destinada anualmente para co-edição de algumas obras relevantes, tais como dissertações de alunos que tenha recebido indicação de publicação e que tenham se destacado pela excelência da produção, como se pode verificar no campo destinado às publicações do Programa.

Até o final de 2007, o Programa já conta com várias dissertações defendidas e trabalha no sentindo de diminuir o tempo das defesas.