Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

5. Publicações

 

História dos Armênios
Moisés Khorenatsi; Trad. Deize Crespim Pereira
Há obras de impacto, influência e importância imensuráveis na história das nações. Para os armênios, tal obra é a História dos Armênios, de Moisés Khorenatsi. Venerado por gerações de intelectuais como pai da historiografia armênia, o autor narra, num trabalho titânico, a história dos armênios desde a sua origem até o começo do século V. É o período em que se molda a identidade cultural dos armênios: povo descendente do herói Haik (descendente, por sua vez, de Jafé, um dos filhos de Noé), que conduziu os armênios à terra de Ararat; primeiro povo do mundo a declarar o cristianismo como religião oficial de Estado; e nação que se orgulha de possuir um alfabeto próprio. Este livro apresenta, numa edição bilíngue (armênio-português), uma seleção de capítulos desta obra, que versam sobre os grandes heróis do povo armênio.
Editora Humanitas, 2013, 1ª Edição.
ISBN 978-85-7732-204-6

 

Nahapet Kutchak: Poemas da tradição oral trovadoresca da literatura armênia

Nahapet Kutchak; Trad. Deize Crespim Pereira

Este livro apresenta, numa edição bilíngue (armênio-português), alguns exemplares da poesia tradicionalmente atribuída ao trovador armênio Nahapet Kutchak. Trata-se, na verdade, de um conjunto de poemas da tradição oral, compostos por trovadores anônimos entre os séculos XIII e XVIII, e documentados apenas no final do século XIX e início do XX. Conhecidos como hayrens, tais poemas são de três tipos: hayrens do dia a dia, que falam da filosofia do cotidiano; hayrens de exílio, que refletem a própria história do povo armênio, o qual foi constantemente obrigado a emigrar de sua pátria devido a guerras, massacres e invasões em seu território; e hayrens de amor. O amor está acima de todos os sentimentos nestes poemas curtos, que representam, na definição do grande poeta russo Valery Bryusov, “as pérolas mais preciosas da lírica armênia”.
Editora Humanitas, 2013, 1ª Edição.
ISBN 
978-85-7732-203-9

 

Sobre a Gramática da Língua Armênia
Chaké Ekizian
É de grande importância às aulas da disciplina de língua armênia, pois abrange desde o abecedário armênio – com transliteração internacionalmente reconhecida – a todas as categorias gramaticais deste idioma. A elaboração deste manual foi sedimentada em vários estudos lingüísticos: Abrahamian, Alexanian, Feydit, Keruzian e outros.
Editora Humanitas, 2004, 2ª Edição.
ISBN 85-7506-109-7