Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

1. Apresentação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes nasceu da fusão de dois programas do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: o Programa de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas e o Programa de Língua, Literatura e Cultura Árabe.

Esses dois Programas entenderam que as afinidades linguísticas, temáticas, históricas, geográficas e metodológicas das duas Áreas, evidenciadas pelas pesquisas desenvolvidas, tanto pelos docentes como pelos pós-graduandos, justificam uma união.
A colaboração entre os docentes provenientes dos Programas a partir dos quais se criou este novo programa dá-se tanto por meio de novas linhas de pesquisa que envolvem docentes e pesquisadores das áreas de Estudos Judaicos e de Estudos Árabes tanto quanto por meio de cursos de pós-graduação ministrados em cooperação por docentes de ambas as áreas de concentração de nosso Programa. Com o passar do tempo, estes novos projetos conjuntos têm se cristalizado, constituindo, assim, uma abordagem nova e original sobre os Estudos Judaicos e Árabes.
Ao mesmo tempo, cada área de concentração continua a desenvolver, de forma inteiramente autônoma, projetos de pesquisa que contemplem suas especificidades.

Os objetivos deste programa são a formação de mestres e de doutores, qualificados tanto para a docência como para a pesquisa, em duas diferentes áreas de concentração, a saber, Estudos Judaicos e Estudos Árabes. O objetivo do nosso Programa proporcionar aos pós-graduandos uma formação abrangente, atenta para a complexidade do contexto sócio-político do Oriente Médio e das migrações judaicas e árabes ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, assim como para a longa história cultural judaica, que remonta aos tempos bíblicos, e à milenar história cultural árabe.

É nosso propósito, igualmente, oferecer a nossos graduados o instrumental teórico necessário para a compreensão do complexo emaranhado histórico e religioso de uma das regiões mais conturbadas do Planeta, com seus conflitos e com sua importância fundamental na formação da cultura universal.
O Programa de Pós-Graduação de Estudos Judaicos e Árabes esforça-se por enfatizar a interdisciplinaridade, compreendida como prática orientada por epistemologias e metodologias definidas, de maneira a conduzir ao diálogo e à compreensão de pontos de vista diversos acerca das questões abordadas nos projetos de pesquisa, dissertações e teses que nele são desenvolvidos.

Ao mesmo tempo, busca inserir-se nas práticas internacionais dos Estudos Judaicos e dos Estudos Árabes. Sendo único em seu gênero no País, o programa enfatiza o diálogo com instituições de ensino e de pesquisa no Exterior.

Os critérios para a admissão de pós-graduandos em nosso programa são a aprovação em provas de conhecimentos e a discussão dos projetos de pesquisa apresentados pelos mesmos, assim como a aprovação em exames de proficiência em língua estrangeira.
 

AnexoTamanho
normas_estudos_judaicos_e_arabes.pdf88.8 KB