Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Centro de Estudos Judaicos

 

A criação do Centro de Estudos Judaicos data de 1969, quando foi instituído pelo executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo e por uma comissão composta por professores da USP, como centro complementar do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com o propósito de divulgar o legado da cultura e da ética judaica no meio acadêmico e na sociedade.

Consta de seu documento de fundação uma série de objetivos prioritários, entre os quais:
- promover o intercâmbio de professores;
- organizar e patrocinar pesquisas e conferências;
- estimular concessão de bolsas de estudos judaicos no país e em Israel.

O CEJ, segundo normas estatutárias da USP, pode efetuar acordos com entidades públicas e particulares, nacionais e estrangeiras, e deve ser mantido por doações, subvenções e legados.

Configuração
Atua como centro catalisador e ponto de referência para alunos e professores de outras instituições acadêmicas de São Paulo e de outros estados brasileiros ( como RJ, AM, MG, SC, RS) e atende também jornalistas e autores em busca de informações sobre cultura judaica e Israel.

Por sua vinculação com a USP , e sua localização no prédio de Letras desta universidade, o CEJ está organicamente atrelado ao Programa de Graduação e Pós-graduação da área de Hebraico.

Ambos atuam juntos como órgão aglutinador das várias atividades de ensino e pesquisa, direcionados à transmissão de uma mensagem: a riqueza da cultura judaica, de sua história, de seu conteúdo moral e ético, e sua participação medular na formação da civilização ocidental .

Biblioteca :
Instituída desde a fundação do CEJ , a biblioteca é hoje informatizada e conta com 3.910 obras de referência ( incluindo 119 teses e dissertações ) catalogadas por entradas, títulos e assuntos.
Dispomos de enciclopédias e dicionários especializados e uma CD-teca que inclui software de estudos interdisciplinares da Bíblia hebraica, literatura rabínica, e ensino do hebraico e do ídiche.

Atividades de Administração
O CEJ presta apoio logístico aos cursos de extensão e especialização, e aos eventos nacionais e internacionais realizados pela área de Língua Hebraica e Cultura Judaica; atendimento aos conferencistas e professores convidados que vêm ministrar cursos no Brasil ; gerenciamento de inscrições e informações ao público; e também gerenciamento da produção gráfica das publicações da área.

O CEJ está localizado à Rua Professor Luciano Gualberto 403, Prédio de Letras,
sala 105, Cidade Universitária ,05508-900, São Paulo-capital.

Horário de Funcionamento:
De segunda-feira a quinta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (11) 3813-6528

cejudaic@usp.br