Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

1. Apresentação

 

Programa: 8022 - Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa)
 
Área de Concentração: 8157 - Língua, Literatura e Cultura Japonesa
 

 

Para consultar os Indicadores relativos ao Programa, acesse:

CAPES

Para consultar a lista de Orientadores do Programa, acesse:

Sistema Janus

Para consultar o Catálogo de Disciplinas do Programa, acesse

Sistema Janus

Para consultar as Disciplinas Oferecidas no 1º Semestre, acesse

Disciplinas 1º semestre

Para consultar as Disciplinas Oferecidas no 2º Semestre, acesse

Disciplinas 2º semestre

Para consultar o Edital do Processo Seletivo do Programa, acesse

Edital

Para consultar a lista de Teses e Dissertações do Programa, acesse

Biblioteca Digital

 

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA (MESTRADO)
 
O candidato ao Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa deverá ter diploma de Curso Superior na área de Letras ou em áreas correlatas (Bacharelado ou Licenciatura Plena). O exame de seleção, realizado no início de cada semestre (março e agosto), consta das seguintes provas, que são eliminatórias:
Prova de Proficiência em Língua Japonesa
Será avaliada a capacidade de leitura e compreensão da Língua Japonesa, tendo por base um texto especializado em Língua, Literatura ou Cultura Japonesa, conforme o tema de pesquisa a ser desenvolvido pelo candidato.
Avaliação do Projeto de Pesquisa
No Projeto de Pesquisa serão avaliados os seguintes quesitos: clareza, objetividade, viabilidade do projeto, adequação e domínio da bibliografia.
Entrevista
Serão avaliadas a capacidade e a disponibilidade do candidato para o desenvolvimento do projeto proposto.
 
OBSERVAÇÃO:
O Programa veio seguindo a orientação no sentido de aceitar somente candidatos que fossem proficientes em Língua Japonesa. Ampliando, no entanto, o leque de opções quanto a temas a serem desenvolvidos (relações internacionais, cultura e sociedade, entre outros), cria-se a possibilidade de o aluno poder trabalhar com Bibliografia em outras línguas que não a japonesa (principalmente em Inglês). Assim, somente na área de CULTURA JAPONESA, conforme o orientador e projeto de pesquisa, o candidato poderá optar por realizar proficiência em Língua Inglesa, em substituição à Língua Japonesa.
 
Telefone: (11) 3091-2425
E-mail: cejap.pos@usp.br

 

Histórico

A criação do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (Mestrado) do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo foi uma decorrência natural da consolidação do Curso de Graduação em Língua e Literatura Japonesa, o primeiro no país, implantado em 1963. Aprovado em 1995, o Programa de Pós-Graduação iniciou suas atividades em 1996, visando à formação de especialistas em Língua, Literatura e Cultura Japonesa que possam atuar na docência em nível superior, bem como dedicar-se a pesquisas eminentemente científicas inseridas no contexto de nossa realidade cultural.

O quadro permanente, por ocasião do estabelecimento, era constituído pelos docentes do Curso de Graduação e primeiros Professores Doutores na área de Japonês no Brasil: Geny Wakisaka (Literatura Japonesa), Lídia Masumi Fukasawa (Língua e Lingüística Japonesa), Sakae Murakami Giroux (Cultura Japonesa/Teatro Japonês), Tae Suzuki (Língua e Lingüística Japonesa) e Teiiti Suzuki (Arte Japonesa) e por docentes convidados de outros departamentos: Prof. Dr. Masato Ninomiya (Cultura Japonesa/Direito Internacional e Política Japonesa) da Faculdade de Direito, o Prof. Associado Ricardo Mário Gonçalves (Religião e Pensamento Japonês) e o Prof. Titular Shozo Motoyama (Cultura Japonesa/História da Ciência e Tecnologia Japonesa) do Departamento de História.

Contando com poucos especialistas na área, o Programa, desde a sua implantação, conta também com a vinda de professores visitantes de renomadas universidades japonesas, através de Programas de Professores Visitantes da Fundação Japão e mais recentemente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. As principais atividades dos professores visitantes são: realizar intercâmbio acadêmico, ministrar cursos de Pós-Graduação, proferir palestras e/ou conferências.

 
AnexoTamanho
normas_lingua_literatura_cultura_japonesa.pdf33.33 KB