Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

1. Apresentação

 

Bacharelado: Letras

Habilitação: Japonês

Vagas Oferecidas: 27 (diurno) e 28 (noturno)

 

Japonês - Grade Curricular e Catálogo de Disciplinas

 

Links úteis:

Ranqueamento - Apresentação e Resultados

Serviço de Graduação da FFLCH

Programa Universidade Aberta à Terceira Idade

Pró Reitoria de Graduação

Sistema Jupiterweb (Graduação)

Sistema Moodle do Stoa
Ambiente virtual de aprendizagem e apoio às disciplinas da USP.

Sistema SIGA
Sistema de indicadores da graduação.

 

O Curso de Graduação em Letras - Habilitação em Japonês permite a obtenção do título de Bacharel em Letras, com habilitação simples em Japonês ou habilitação dupla em Japonês e Português. São oferecidas 55 vagas, sendo 27 no período diurno e 28, no noturno.
O Curso de Japonês constituiu-se a partir de 1962, quando foi criada a Seção de Estudos Orientais na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (decreto 40.784 de 18-09-1962), iniciando-se o oferecimento de disciplinas de língua e literatura japonesa. Atualmente, as disciplinas básicas que proporcionam a formação na Habilitação em Japonês são ministradas por docentes lotados no Departamento de Letras Orientais e são as seguintes:


Disciplinas

Objetivos

Língua Japonesa I

Introduzir a escrita (hiragana, katakana e kanji).
Propiciar a aquisição de estruturas frasais e textuais da língua japonesa moderna.
Propiciar a habilidade para leitura, intelecção e análise de textos, através de ensaios, artigos miscelâneos, obras literários de autores modernos e contemporâneos.

Língua Japonesa II

Língua Japonesa III

Língua Japonesa IV

Língua Japonesa V

Língua Japonesa VI

Língua Japonesa Clássica I

Capacitar à leitura e intelecção de textos dos séculos X a XVIII, principalmente literários, através de estudos de morfologia e sintaxe da língua.

Língua Japonesa Clássica II

Literatura Japonesa I

Inicialmente, propiciar uma visão panorâmica da literatura japonesa. Após isso, analisar e discutir as características literárias das principais escolas literárias do século XX.

Literatura Japonesa II

Literatura Japonesa III

Literatura Japonesa IV

Literatura Japonesa Clássica

Analisar os gêneros representativos da literatura japonesa referente aos períodos clássicos (séc. X-XVIII)

Cultura Japonesa I

Apresentar um perfil dos principais aspectos históricos e culturais do Japão, bem como, através de sua inter-relação com a língua e literatura; servir de base para a compreensão do Japão contemporâneo.

Cultura Japonesa II

            Privilegia-se o estudo científico da língua japonesa, não somente como objeto em si, mas também como canal de acesso ao estudo da literatura escrita nessa língua e à compreensão da cultura produzida pelo povo japonês.
Visa-se, assim, formar profissionais habilitados para atuar no campo da pesquisa, tanto de lingüística japonesa quanto de teoria/crítica da literatura em japonês, assim como das artes e cultura japonesas e nipo-brasileiras, preparando-os, inclusive, para posterior aprofundamento de estudos em nível de pós-graduação. Tenta-se atender também à demanda, não muito antiga, de formar professores de japonês no ensino do idioma em diferentes níveis e com objetivos específicos. A área de tradução está igualmente contemplada, seja de textos literários, seja de outros, de teor científico e não-científico.
Cabe destacar, pela importância e relação com os objetivos acima, as pesquisas desenvolvidas em nível de iniciação científica, com incentivo de bolsas do governo da província de Toyama/Japão (link), além daquelas dadas pelas agências oficiais do Brasil (PIBIC do CNPq) e da USP (PIC), e a atuação dos alunos no Centro de Línguas (link), como monitores.