Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

1. Centro de Estudos Japoneses

 

.......

O Centro de Estudos Japoneses da USP (CEJ-USP) foi fundado pelo Professor Doutor Teiiti Suzuki, tendo sido oficializado pelo decreto no. 50.863, de 18-11-1968, como uma entidade auxiliar ao Curso de Língua e Literatura Japonesa, da Seção de Estudos Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com a Reforma Universitária de 1970, o CEJ-USP foi posteriormente remanejado para o Departamento de Lingüística e Línguas Orientais.
 

Sede do Centro de Estudos Japoneses no Paraíso .....

Em 1988, ocorreu um desmembramento desse Departamento em três outros, e formou-se o Departamento de Línguas Orientais, denominação modificada para Departamento de Letras Orientais em 2000. Atualmente, portanto, o CEJ constitui-se como um Centro Complementar da área de Língua e Literatura Japonesa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Suas atividades foram, efetivamente, iniciadas em 1969, em instalação provisória à Rua Mário Amaral, no. 171, Paraíso, São Paulo, de onde se transferiu primeiramente para o Bloco A do CRUSP (Conjunto Residencial da USP), em 1972, e, logo depois, para as salas 308 a 311 do Bloco B.

A partir de 1976, o CEJ-USP passou a ocupar dependências dos 1º e 2º andares da Casa da Cultura Japonesa, situada à Avenida Profº. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, onde continua desenvolvendo suas atividades até o presente momento.

O prédio da Casa de Cultura Japonesa foi construído em 1971 pela Aliança Cultural Brasil-Japão, atendendo à proposta lançada pelo então reitor da USP, Prof. Dr. Miguel Reale, que propunha a construção de espaços culturais de diversos países, entre eles, Alemanha, Itália e Japão. A construção da Casa de Cultura Japonesa contou com doações substanciais do Governo Japonês (Programa de Subvenções Especiais, Fundação Japão), Nippon Keidanren (Federação das Organizações Econômicas do Japão), Banpaku Kikin (Organização Comemorativa da Exposição Mundial de 1970), Nippon Usiminas e de entidades e pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do Japão.

Mantida pela Aliança Cultural Brasil-Japão por longos anos e posteriormente pela organização não-governamental OISCA, a Casa de Cultura Japonesa passou a ser administrada pela FFLCH-USP a partir de novembro de 2004.

......... Casa de Cultura Japonesa, em 1976
.........

O CEJ-USP, por ocasião de sua instalação na Casa de Cultura Japonesa, recebeu as seguintes doações: Sala de Cerimônia do Chá da Fundação Urasenke do Japão, Laboratório de Línguas da Sony Corporation e Sala de Som do Auditório “Prof. Kensuke Tamai” da National Matsushita Eletric (Panasonic).

 O espaço do Laboratório de Línguas do prédio foi reformado, dando lugar à Sala Multimídia do CEJAP-USP inaugurada no dia 11/11/2011. O projeto de reforma desse espaço da Casa de Cultura Japonesa contou com o programa de Apoio Financeiro da Assistência Oficial para o Desenvolvimento do Japão e da Fundação Kunito Miyasaka e possibilitou ainda instalar um projetor multimídia no Auditório “Prof. Kensuke Tamai”.

......... Sala para Cerimônia do Chá

A Sala de Cerimônia do Chá é utilizada desde 1979 para o Curso de Difusão Cultural de “Cerimônia do Chá” ministrado pelos professores convidados da Associação Urasenke do Japão.

 Igualmente, em espaço de aula localizado no 1o. andar é ministrado o Curso de Difusão Cultural de “Ikebana” pelos professores convidados da Associação de Ikebana do Brasil.

Como atividade de conclusão desses dois cursos promovidos pelo CEJAP-USP, é realizado, no final do ano, o evento “Artes Tradicionais do Japão”, com a exposição da arte floral Ikebana e a demonstração da Cerimônia do Chá feita pelos alunos.

 

Centro de Estudos Japoneses da USP - CEJAP
Av. Prof. Lineu Prestes, 159
Cidade Universitária - São Paulo / SP - Brasil
CEP 05508-900

Diretoria:    +55 (11) 3091-2424
Secretaria: +55  (11) 3091-2426

e-mail: cejap@usp.br