Moacir Aparecido Amâncio

Moacir Amâncio possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1975) e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2001).

Atualmente é professor doutor adjunto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Literatura e Cultura Judaica, Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, poemas, cinema, judaísmo, literatura e artes plásticas.

Autor dos seguintes livros, entre outros: “Os bons samaritanos e outros filhos de Israel” (crônicas e artigos sobre a vida israelense), “Dois palhaços e uma alcachofra” (estudo sobre a expressão judaica contemporânea centrada no escritor israelense Yoram Kaniuk e seu romance “Adam filho de cão”, “O Talmud” (tradução de trechos e estudos), “Hineni, ato de presença” (organizador, coletânea de ensaios em homenagem à prof. Rifka Berezin), “Do objeto útil” (poemas, Prêmio Jabuti 1993), “Figuras na sala” (poemas), “O olho do canário” (poemas), “Colores siguientes” (poemas), “Kelipat Batsal” (poemas), “Contar a romã” (poemas), “Óbvio” (poemas), etc. Também traduz prosa e poesia do hebraico e outros idiomas. A sair: número dedicado à literatura judaica no Brasil pela revista Noah, editada pela Universidade Hebraica de Jerusalém, do qual foi organizador juntamente com a profa. Berta Waldman.

Atuou em diversas publicações: desde a revista Shalom nos anos 70 até a revista Visão, Gazeta Mercantil, O Globo (sucursal), Diário Commercio e Indústria, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo como repórter, redator e editor. Participou da fundação de Versos, nos anos 70. Foi repórter do Estado em Jerusalém. Nesse mesmo jornal foi editor de livros. Atualmente assina a coluna de literatura da revista Cult e colabora com outras publicações. Artigos seus são republicados na internet pela revista Germina.

moaman@globo.com
Telefone: