Um Panorama sobre a cultura sefardita Contemporânea - Sephardic culture and close reading of contemporary Judeo-Spanish texts.

Prof. Dr. Gabriel Steinberg
ter, 11/11/2014 - 19:30 - qua, 12/11/2014 - 19:30

Local: Prédio de Letras: Av. Prof.Luciano Gualberto,403 - 3a feira, 11.11.2014 - Sala 266 e 4a Feira, 12.11.2014 - Sala 261

Dia 11 - Sala 266 e Dia 12 - Sala 261

Minicurso

Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schvartzman (DLO) Prof. Dr. Moacir Amâncio (DLO)

Centro de Estudos Judaicos

É objetivo deste minicurso que será ministrado em inglês com trechos de leitura em hebraico e ladino, apresentar um panorama sobre a cultura sefaradita contemporânea. Serão analisados alguns dos principais aspectos desta cultura, focando em particular a atividade do judeu-espanhol on-line como uma tentativa de reconstrução da comunidade cultural sefardita. Também serão apresentados aspectos da literatura e poesia bilíngües em hebraico e ladino e uma olhada mais de perto sobre a nômade cultura sefardita para tentar decifrar sua essência em nossos tempos.Justificativa Os judeus expulsos deixaram a Espanha em 1492, com uma rica herança cultural que se desenvolveu em suas comunidades recém-criadas principalmente no Império Turco Otomano, onde sua língua, o judeu-espanhol (Ladino) e sua cultura floresceram ao longo dos 500 anos seguintes. Desde o início do século XX, a cultura sefaradita sofreu abalos por causa de vários fatores históricos, sendo os principais: o colapso do Império Turco Otomano, o extermínio nazista dos judeus dos Bálcãs falantes do ladino, o surgimento do sionismo e o renascimento da língua hebraica. Analisar este panorama histórico e cultural enriquecerá os conhecimentos dos alunos de graduação, de pós-graduação e dos interessados em geral sobre a riqueza desta cultura tão marcante dentro dos estudos judaicos. Observação: O Minicurso será proferido em inglês com trechos de leitura em hebraico e em ladino.

Alunos de Pós-graduação, alunos de graduação, docentes e interessados em geral.

Profa. Dra Michael Held da Universidade Hebraica de Jerusalém

Inscrições de 17.10.2014 até 11.11.2014 no site http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/468