SEMINÁRIO INTERNACIONAL 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA EM DEBATE - CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE BORIS SCHNAIDERMAN

Profa. Dra. Arlete Orlando Cavaliere
ter, 06/06/2017 - 09:00 - qui, 08/06/2017 - 18:00

100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA EM DEBATE
CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE BORIS SCHNAIDERMAN
Terça - 6 de junho
9h-10h: Mesa de abertura - Homenagem a Boris Schnaiderman: Jerusa Pires Ferreira, Miriam Chnaiderman, Maria das Graças Ribeiro dos Santos, Arlete O. Cavaliere, Bruno B. Gomide
Lançamento do livro: Khadji-Murát, de Lev Tolstói - Tradução, prefácio e notas de Boris Schnaiderman,incluindo seu ensaio "Tolstói: Antiarte e Rebeldia", Coleção Leste - Editora 34.
10h30-12h: Palestra inaugural: Borís Kolonítski (Universidade Europeia de São Petersburgo, Academia Russa de Ciências) – “A Revolução anti-monarquista de 1917 e a formação do culto do líder (o caso de Kérenski)”
12h-14h – intervalo
14h-16h: Lenina Pomeranz (USP): “A intelligentsia russa e a revolução. Lições históricas para a intelligentsia no mundo contemporâneo”.
Quarta – 7 de junho :
9h-10h30: Emilia Koustova (Universidade de Estrasburgo) - "1917 et ses héritages: culture commémorative, rituels politiques et mythologies soviétiques".
10h30-12h – Galin Tihanov (Queen Mary College, Universidade de Londres) – “Soviet orientalism and World Literature”
12h-14h – intervalo
14h-17h: Mesa-redonda (Literatura, Teatro e Arte): Aurora Bernardini (USP), Cristina Dunaeva (UnB) e Edélcio Mostaço (Udesc)
Quinta – 8 de junho
8h30-10h: John MacKay (Yale) – "Dziga Vertov's Theatrical Origins: The Agit-Trains."
10h15-11h45: Ruy Fausto (USP) – “Outubro de 1917”
12h-13h30: Daniel Aarão Reis (UFF/Professor visitante - USP/Fapesp)
“O ciclo das revoluções russas - da democracia à ditadura política”.
13h30-14h30: intervalo
14h30-16h45: Mesa-redonda (Poesia e Revolução): Eduardo Sterzi
(Unicamp), Tiago Pinheiro (Unicamp), Sérgio Alcides (UFMG)
17h-18h – Palestra de encerramento: Paulo Bezerra (UFF) –
"Tradução e Criação. Um aprendizado na URSS".

AUDITÓRIO DA CASA DE CULTURA JAPONESA - CIDADE UNIVERSITÁRIA

Seminário Acadêmico

Profa. Dra. Arlete Orlando Cavaliere

DLO/FFLCH/USP

Evento oferecido aos alunos de graduação e de pós-graduação referente aos 100 anos da revolução russa bem como centenário do nascimento de Boris Schnaiderman.

alunos de gradução e pós-graduação em Literatura e Cultura Russa

Jerusa Pires Ferreira, Miriam Chnaiderman, Maria das Graças Ribeiro dos Santos, Arlete Cavaliere, Bruno Gomide, Lenina Pomeranz, Emilia Koustova, Galin Tihanov, Cristina Dunaeva (UnB) e Edélcio Mostaço (Udesc, John MacKay (yale), Ruy Fausto (USP), Daniel Aarão Reis (UFF/Professor visitante USP/Fapesp, Eduardo Sterzi (Unicamp), Tiago Pinheiro (Unicamp), Sérgio Alcides (UFMG), Paulo Bezerra (UFF)

*As inscrições são gratuitas e pelo site. Serão conferidos certificados somente para os inscritos pelo site.

Inscrições: