Oslo aos 25: A Paz Elusiva

Arlene Elizabeth Clemesha
seg, 22/10/2018 - 13:00 - ter, 23/10/2018 - 20:00

PROGRAMAÇÃO: 22/10 (segunda-feira) 14h-15h: Sessão de Abertura Ibrahim El Zeben (Embaixador Palestino no Brasil) Lígia Maria Scherer - (Embaixadora e Diretora do Departamento do Oriente Médio, Itamaraty) - a confirmar Paulo Sérgio Pinheiro (Presidente da Comissão Internacional de Inquérito sobre a Síria, ONU) Peter David (Ministro das Relações Exteriores de Grenada) Maria Arminda do Nascimento (Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP) - a confirmar Janina Onuki (Diretora do Instituto de Relações Internacionais, USP) Paulo Martins (Vice-diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e CIências Humanas, USP) Safa A-C Jubran (Diretora do Departamento de Letras Orientais, FFLCH-USP) 15h-17h: O contexto político e geoestratégico de Oslo Mediação: Feliciano Guimarães (Professor do Instituto de Relações Internacionais, USP) Ben White (Autor e analista político, especializado na Questão Palestina) - Separação ou construção nacional: o processo de Oslo e as considerações estratégicas de Israel Kamal Cumsille (Professor do Centro de Estudos Árabes da Universidade do Chile) - Oslo como discurso: Redefinindo a balança de poder regional após 1991 Susana Mangana (Professor de Estudos Árabes e Islâmicos, Analista de Política Internacional e colunista na Rádio Sarandí) - Os contatos secretos de Madri a Oslo e as concessões de 1988 Yuri Haasz (Acadêmico e ativista pela paz brasileiro-israelense) - Identidades monolíticas em disputa ou um diálogo em construção? Participação em vídeo de Virginia Tilley (Professora da Southern Illinois University - Carbondale) - Como o apartheid foi formalizado pelos Acordos de Oslo? Coffee break 18h-20h: Vivendo sob a Ocupação Mediação: Rafael Heiber (Co-fundador e Diretor Executivo do Common Action Forum) Marcelo Buzetto (Pós-Doutorando na USP e Coordenador de Relações Internacionais do MST) - Como camponeses e trabalhadores rurais foram afetados pelos Acordos de Oslo? Mohammad Habib (Professor Titular da Unicamp) - Adiando a solução e manejando a população no quadro dos Acordos de Oslo Ramzy Baroud (Jornalista árabe-americano nascido e criado em Gaza, jornalista, colunista e autor de diversos livros sobre a questão palestina) - A teatralidade da construção estatal e a vida dos palestinos sob o duplo sistema jurídico de Oslo Soraya Misleh (Autora do livro Al Nakba) - Refugiados palestinos e seu envolvimento na busca por soluções, entre a politica da OLP na década de 1990 e os movimentos sociais na América Latina 23/10 (terça-feira) 14h-14h30: Lançamento do livro O Brasil e o Oriente Médio: o Poder da Sociedade Civil Com os orgs. Alvaro Vasconcelos, Arlene Clemesha e Feliciano Guimarães 14h30-15h: Depoimento de refugiados palestinos vivendo no Brasil 15h-17h: Oslo e a negação da Lei Internacional Mediadora: Renata Ávila (Advogada especializada em direitos humanos e Diretora-Executiva da Fundação Cidadania Inteligente) Daud Abdullah (Diretor do MEMO) - A Grande Marcha do Retorno: mantendo o sonho vivo Karen K. Abuzayd (Comissária pro bono na Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a República Árabe da Síria, UNHRC, e ex-Comissária Geral da UNRWA) - Marginalizando a questão dos refugiados e abandonando a referência à res. da ONU 194 e ao direito de retorno na lei internacional Salem Nasser (Professor de Direito Internacional na Fundação Getúlio Vargas) - Narrativa e poder - a legitimidade móvel Yoslán Silverio (Centro de Investigações de Política Internacional, Universidade La Habana, Cuba) - O "Acordo do Século" de Trump e a resposta latinoamericana Coffee break 18h-20h: O Futuro de Oslo: Paz ou Apartheid na Palestina Mediadora: Arlene Clemesha (FFLCH-USP) Álvaro Vasconcelos (Pesquisador Sênior Associado na Arab Reform Initiative, e autor do relatório ARI sobre reforma constitucional) - O papel as potencialidades da comunidade internacional na solução da questão israelo-palestina Azzam Tamimi (Pesquisador palestino-britânico e apresentador da TV Alhiwar) Afif Safieh (Diplomata palestino, antigo Embaixador da OLP na Rússia) - A Faixa de Gaza como partícipe da paz no Oriente Médio: visões e proposições de dentro Afif Safieh (Diplomata palestino, antigo Embaixador da OLP na Rússia e chefe da Missão Palestina em Washington e em Londres) - Israel/Palestina: história inconclusa Miko Peled (Autor e ativista israelo-americano) - Visões e atuação da sociedade israelense para a solução do conflito na região Exibição de Arte Pop Art Exodus, organizada pela Galeria P21 - Londres Programação completa e inscrições gratuitas no link: https://www.eventbrite.com.br/e/oslo-aos-25-a-paz-elusiva-oslo-at-25-an-...

AUDITÓRIO NICOLAU SEVCENKO- Prédio de Geografia/História/FFLCH –Av. Prof. Lineu Prestes, 338 USP - Butantã

Encontro Internacional

14hs

Profa. Dra. Arlene Elizabeth Clemesha-Curso de Língua e Literatura Árabe/DLO/FFLCH/USP

pelo Middle East Monitor (Londres), Common Action Forum (Madri), Centro de Estudos Árabes (Universidade de São Paulo, USP) e o Instituto de Relações Internacionais/ USP

A Conferência Internacional Oslo aos 25: a Paz Elusiva / Oslo at 25: an Illusive Peace é a segunda conferência internacional organizada pelo Middle East Monitor (Londres), Common Action Forum (Madri), Centro de Estudos Árabes (Universidade de São Paulo, USP) e o Instituto de Relações Internacionais também da USP, com o intuito de analisar a história, discutir o legado e refletir sobre o futuro da Paz no Oriente Médio. A conferência será realizada na Universidade de São Paulo, em 22 e 23 de outubro de 2018. Reunirá acadêmicos, diplomatas, representantes políticos, organizações não-governamentais e demais representantes da sociedade civil brasileira e latino-americana para refletir sobre os últimos 25 anos do processo de paz no Oriente Médio.

Interessados em geral

Ver no programa anexo