Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Edital - Literatura e Cultura Russa

 

EDITAL DE INSCRIÇÃO

Estarão abertas, no período de 06 a 10 de março de 2017, as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em LITERATURA E CULTURA RUSSA no 2º semestre de 2017.

Etapa 1:

Da Inscrição:

   A inscrição poderá ser presencial ou à distância (http://pos.fflch.usp.br/)

  • Local das inscrições: Serviço de Pós-Graduação  da FFLCH-USP- Rua do Lago 717, Cidade Universitária, São Paulo/SP.  
  • Horário de atendimento: Das 09 às 11h30 e das 13 às 16h30.

1.  Formulário de inscrição devidamente preenchido.

2.  Comprovante da Graduação - Cópia do diploma (frente e verso, na mesma folha) ou certificado de conclusão do Curso Superior, em que conste a data da colação de Grau (cópia simples, frente e verso na mesma folha). O candidato diplomado em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH-USP, previsto no Calendário Escolar (ver em http://pos.fflch.usp.br/node/23) . O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

3.  Histórico Escolar de Graduação (cópia simples);

4.  Currículo Vitae (sem comprovantes) - de preferência o CV Lattes, ou similar para estrangeiro;

5.   Cópia de Carteira de Identidade (RG) - não serão aceitos outros documentos de identidade - cópia simples;

6. CPF (cópia simples);

7.   RNE ou Passaporte (para estrangeiros). O Passaporte só será aceito para fins de inscrição. Os candidatos aprovados somente serão matriculados com a apresentação do Protocolo do RNE - cópia simples

8.   Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível no site pos.fflch.usp.br/Ingresso, durante o período de inscrição.

9 .   Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidatos ao Doutorado).  Se você ainda não tem em mãos o Diploma de Mestrado veja as observações abaixo:

.   O candidato que for mestrando da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317),  pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o último dia reservado à matrícula na pós-graduação da FFLCH-USP, previsto no Calendário Escolar (ver em http://pos.fflch.usp.br/node/23) . O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.

OBS:

1. Para candidatos que estiverem concluindo o curso de Mestrado fora da USP: Não será possível regularizar a matrícula no curso de Doutorado sem a apresentação do Diploma de Mestrado, ou, na falta deste,clique aqui para imprimir o modelo da declaração a ser expedida pela Universidade de origem (todos os dados devem ser informados).

2. Para os mestrandos USP, após a defesa, o título de Mestre é gerado automaticamente pelo Sistema Janus, estando, portanto aptosa inscrever-see serem matriculado no curso de Doutorado.

 

3. No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é o último dia do período reservado à matrícula dos alunos ingressantes previsto no Calendário Escolar.  Assim sendo, o Pedido de Equivalência do Título de Mestre deve ser solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da inscrição para o processo seletivo.

 

Etapa 2:

  Da Seleção:

Os critérios de seleção adotados para os cursos de pós-graduação são:

Mestrado

No ato de inscrição, os candidatos deverão apresentar documentação, conforme consta do Edital, publicado no site do Programa e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Os candidatos serão avaliados através do seu Curriculum Vitae (peso 1) e do seu projeto de pesquisa (peso 1). O candidato deverá comprovar proficiência em uma língua estrangeira. Para a efetivação da matrícula do candidato aprovado, será necessária a aprovação de um orientador credenciado no Programa, com anuência da CCP.

Poderão ser aceitos no programa, mediante disponibilidade de orientador, os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 7 (sete).

Doutorado

Os mesmos procedimentos do processo seletivo para o mestrado, com o adendo de o candidato dever comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras, uma das quais, obrigatoriamente, o russo.

Serão aceitos no programa todos os candidatos que cumprirem exitosamente todas as etapas do processo seletivo, sem a identificação de classificação. As etapas são, conforme o descrito acima: análise de currículo, com peso 1; projeto de pesquisa, com peso 1; O candidato deverá comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras, uma das quais, obrigatoriamente, o russo. Para a efetivação da matrícula do candidato aprovado, será necessária a aprovação de um orientador credenciado no Programa, com anuência da CCP.

Doutorado Direto:

No ato de inscrição, os candidatos deverão apresentar documentação, conforme consta do Edital, publicado no site do Programa e no Diário Oficial do Estado.

Os candidatos serão avaliados através do seu Curriculum Vitae (peso 1), do seu projeto de pesquisa (peso 1) e de uma prova de *conhecimentos específicos (peso 1). O candidato deverá comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras, uma das quais, obrigatoriamente, o russo. Para a efetivação da matrícula do candidato aprovado, será necessária a aprovação de um orientador credenciado no Programa, com anuência da CCP.

Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete).

*Bibliografia: será afixada a lista dos textos no site do DLO

 http://letrasorientais.fflch.usp.br/secretaria/382 a partir de 06 de março de 2017.

 a partir de 06 de março

Sobre as provas:

  1. Exame de Proficiência em Língua estrangeira (caráter eliminatório)

Com exceção do Exame de proficiência em Língua Russa, os demais exames de proficiência em línguas estrangeiras serão realizados no Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP. Os candidatos deverão se inscrever para a prova acessando o site: http://clinguas.fflch.usp.br/ , conforme datas informadas: Francês: 30/03, quinta-feira, às 14h30; Espanhol: 27/03, segunda-feira, às 14h30; Inglês: 28/03, terça-feira, as 14h30; Italiano: 31/03, sexta-feira, às 14h30; Japonês: 11/04. terça-feira, às 14h00.

Os estudantes deverão demonstrar proficiência em língua estrangeira tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado.

Eliminatório e parte da primeira fase do processo seletivo de ingresso no Programa, o exame de proficiência em língua estrangeira tem como finalidade averiguar se o candidato possui suficiente conhecimento do idioma para ler, com rigor e segurança, textos literários e textos especializados na área da crítica literária, da historiografia literária e da cultura russas.

Para ingresso no curso de mestrado, o candidato deverá comprovar proficiência em russo ou em outro idioma europeu moderno, obrigatoriamente o alemão, o espanhol, o inglês, o francês e o italiano. Da aplicação do exame de proficiência em russo será incumbido um professor do curso de graduação em Língua e Literatura Russa, especialmente designado pela CCP para tal. O candidato receberá um dos dois conceitos: aprovado ou reprovado. Não serão expedidos certificados de aprovação no exame de proficiência aos candidatos não aprovados no processo seletivo.

 O candidato a ingresso no curso de doutorado deverá comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras: russo e um outro idioma europeu moderno, obrigatoriamente o alemão, o espanhol, o inglês, o francês e o italiano. O candidato, portador do título de mestre, que tiver realizado proficiência em russo no curso de mestrado, será dispensado de novo exame de proficiência nesse idioma.

Para demonstração de proficiência em língua estrangeira, com exceção do russo, serão aceitos os certificados, obtidos nos seguintes exames, com a seguinte pontuação mínima:

Alemão: Grosses Deutsches Sprachdiplom, Kleines Deutsches Sprachdiplom, Oberstufe do Instituto Goethe, Oberstufe do Österreichisches Sprachdiplom Deutsch e o Deutsches Sprachdiplom (Stufe 2) da Kultusministerkonferenz. Pontuação mínima: aprovado.

Inglês: TOEFL. Pontuação mínima: 550 pontos (exame regular) ou 213 pontos (exame eletrônico).

Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes). Pontuação mínima: Nível intermediário.

Italiano: CILS. Pontuação mínima: CILS 4.

Francês: Nancy 3 ou DALF (Aliança Francesa); TCF (Cendotec). Pontuação mínima: entre 500 a 699 pontos.

O prazo de validade dos referidos certificados são 5 (cinco) anos. 

Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado. O aluno deverá realizar prova de proficiência em português, realizada por setor competente da FFLCH. Serão aceitos, como demonstração de proficiência em língua portuguesa, certificados CELPE-Bras (nível Intermediário Superior), organizados pelo MEC. Eles deverão ser apresentados ao Programa durante a primeira fase do processo seletivo de ingresso.

Os candidatos deverão demonstrar proficiência em língua estrangeira no exame de ingresso.

2. Calendário de Provas

As datas, horários e locais dos exames de proficiência em língua estrangeira do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP constam de edital próprio (veja em  http://clinguas.fflch.usp.br/node/1272).

O exame de proficiência em Russo será realizado pela área de Russo. Data do Exame: 26/04/2017 às 10:00 horas – Prédio de Letras, sala 06.

 Os candidatos aprovados nas Provas de Proficiência - deverão entregar PROJETO DE PESQUISA no Departamento de Letras Orientais, sala 25, logo após o resultado do Exame de Prof. em Língua estrangeira.

OBS: Projeto de pesquisa (mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, times 12, espaço 1,5, incluindo bibliografia).

OBS: Favor não enviar o Projeto de pesquisa com a inscrição.

  1. Prova escrita de conhecimentos estabelecida pelo Programa, sendo esta de caráter eliminatório (aprovado/reprovado). (Para doutorado direto).

 

3. Arguição do candidato conduzida por uma Comissão de Seleção indicada pela CCP, onde serão analisados o projeto de pesquisa, o histórico escolar do curso de graduação, e o Currículo Lattes (no caso de candidatos brasileiros) ou Curriculum Vitae (no caso de candidatos estrangeiros). Arguição oral e análise do anteprojeto do candidato devem revelar conhecimentos de metodologia de pesquisa, demonstrar sua capacidade de coordenar, com coerência, as ideias concernentes ao tema de seu objeto de estudo e evidenciar sua habilidade em trabalhar com a bibliografia. Esta etapa será eliminatória e classificatória (aprovado/reprovado). A arguição será realizada no dia de 10 de maio, as 14h00. O candidato deve se informar do dia, horário e local pelo endereço eletrônico dlopos@usp.br

 

 Etapa 3:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

VAGAS OFERECIDAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2017

 

Área: Literatura e Cultura Russa     Departamento: Letras Orientais

 

PROFESSORES /  NÍVEL DE ORIENTAÇÃO (M/D) -  VAGAS

Profa. Dra. Arlete Orlando Cavaliere  01(M) / 01(D)

Teatro, Arte e Cultura Russa

 

Profa. Dra. Aurora F. Bernardini  01(D)

Teoria e Prática da Tradução Literária Russa

 

Prof. Dr. Bruno Barretto Gomidenão abrirá vagas

Teoria e crítica da Literatura russa

 

Profa. Dra. Elkaterina Volkova Américo  - 03(M)

 

Profa. Dra. Elena N. Vassina   -  01(M) / 01(D)

Cultura e Literatura Russa

 

Prof. Dr. Homero Freitas de Andrade - 02 (M)

Prosa Russa e Soviética

 

Profa. Dra. Maria de Fatima Bianchi -  02(D)

Cultura e Literatura Russa

 

Prof. Dr. Mario Ramos Francisco Júnior  - 02(M)

Cultura e Literatura Russa

 

 

Prof. Dr. Noé Silva -  02(M) / 02(D)

Cultura e Literatura Russa

 

 

OBS.: O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira será realizado previamente e tem caráter eliminatório.