Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

3. Convênios

 

 

Fundação Russkiy Mir
Coordenador(es): Arlete Orlando Cavaliere
Vigência: 15.04.2015

Lomonosov Moscow State University
Coordenador(es): Arlete Orlando Cavaliere
Vigência: 03.12.2013

Charles University in Prague
Coordenador(es): Sandra Margarida Nitrini
Vigência: 06.07.2015

Eötvös Loránd University (ELTE)
Coordenador(es): Hélio de Seixas Guimarães
Vigência: 13.01.2015

 

Links úteis:

Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH

Relações Internacionais - USP

Editais de Intercâmbio (Sistema Mundus)

 

Em 2007, no âmbito do colóquio A Rússia e a contemporaneidade, realizado em Niterói (Instituto de Letras da UFF, 05 de dezembro) e São Paulo (FFLCH-USP, 06 de dezembro), o Programa de Literatura e Cultura Russa e o Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em conjunto com a Cátedra de História da Universidade de Buenos Aires (Argentina), criaram a Iniciativa Ibero-Americana de Estudos da Rússia, do Mundo Eslavo e do Leste Europeu.

A Iniciativa Ibero-Americana tem como objetivo precípuo estimular os estudos de ciências sociais, história, literatura, cultura, arte e língua da Rússia entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da América Latina e da Península Ibérica. Dadas as especificidades dos objetos de estudo, o Centro abre-se, em particular, para o diálogo com os estudos sobre o Leste Europeu e a Eurásia. Visa a promover intercâmbios, seminários e congressos entre tais pesquisadores e estudantes, e também o intercâmbio entre eles e outros pesquisadores e estudantes de temas russos em todo o mundo, e admite, como participantes, núcleos e grupos de estudos, assim como pesquisadores individuais de qualquer país do mundo, capazes de apresentar os resultados dos seus estudos em português ou espanhol.

A Iniciativa Ibero-Americana possui já uma Comissão Executiva, formada pelos professores Bruno Barretto Gomide (USP), Cláudio Ingerflom (Ecole des Hautes Études em Sciences Sociales – Paris, França), Daniel Aarão Reis Filho (UFF), Elena Vássina (USP) e Ezequiel Adamovsky (Universidad de Buenos Aires), com mandato de dois anos, e incumbida de administrar e organizar as atividades correntes da Iniciativa Ibero-Americana. Prevêem-se encontros bienais de intercâmbio de resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos grupos da Iniciativa Ibero-Americana, a qual inicia as suas atividades com pesquisadores da USP, UFF, UFRJ, UFSC, UERJ, UFUberlândia, Unicamp, PUC-SP, Univ. de Buenos Aires (Argentina) e da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França).

Ainda no âmbito desse mesmo evento, o Programa de Literatura e Cultura Russa, da USP, e o Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC), da Universidade Federal Fluminense, criaram o Centro Brasileiro de Estudos da Rússia, Mundo Eslavo e Leste Europeu (CBERMELE).

Ele é filiado à Iniciativa Ibero-Americana acima descrita e tem os mesmos objetivos e disposições gerais dela, apenas limitados ao âmbito nacional, constituindo um centro aglutinador de pesquisadores dos temas eslavos e do Leste Europeu, residentes no País, independentemente do lugar em que se encontrem ou trabalhem. Há já uma Comissão Executiva, formada pelos professores Bruno Barretto Gomide (USP), Daniel Aarão Reis Filho (UFF) e Eliena Vássina (USP), com mandato de dois anos, e incumbida de administrar e organizar as atividades correntes do Centro. Prevêem-se encontros bienais de intercâmbio de resultados de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos grupos do Centro, que inicia as suas atividades com pesquisadores da USP, UFF, UFRJ, UFSC, UERJ, UFUberlândia, Unicamp e PUC-SP.