Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

6. Edital - Estudos Judaicos e Árabes

EDITAL DE INSCRIÇÃO

 

 

Estarão abertas no período de 07 a 11 de agosto de 2017, as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado para o 1º semestre de 2018, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes, nas Áreas de Concentração: Estudos Árabes e Estudos Judaicos.

 

 

    Etapa 1:

É condição básica para matrícula no Curso de Pós-Graduação da FFLCH a conclusão do curso de graduação. O processo seletivo constará obrigatoriamente de prova de proficiência em idioma estrangeiro, análise de currículo e arguição do projeto.  Outros instrumentos de avaliação de mérito, tais como prova dissertativa de avaliação de conhecimentos, análise de projeto de pesquisa ou de plano de trabalho, poderão também ser utilizados. Cada Programa, por meio de edital devidamente homologado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), detalhará a sistemática do seu processo seletivo. O aluno que obtiver o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado, deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regulamentares.

Os estudantes estrangeiros que pretendam realizar estudos por mais de um ano deverão apresentar, no curso do último mês de vigência de seu documento nacional de identidade, comprovação de haver solicitado sua prorrogação ou renovação de documento nacional de identidade (RNE), perante as autoridades competentes. A apresentação do documento de identidade de estrangeiro ou do comprovante da solicitação de prorrogação onde conste o número do RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do estudante estrangeiro. 

 

1.  Os alunos inscritos para Doutorado, cujos títulos de Mestre foram obtidos em Universidades estrangeiras, deverão ter seus títulos reconhecidos até o último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário.

2. Os alunos que obtiveram seu título de Mestre em Universidades brasileiras deverão apresentar o respectivo Diploma até o último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário.  Esses alunos não serão mais matriculados, provisoriamente, em Doutorado Direto. O candidato que não apresentar o Diploma de Mestre (se em Universidades brasileiras) ou o resultado de Processo de equivalência de título ou reconhecimento de Diploma (se o título foi obtido em universidade estrangeira) até último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário, será desclassificado.

   A inscrição poderá ser presencial ou à distância (http://pos.fflch.usp.br/)

 

  • Local das inscrições: Serviço de Pós-Graduação- Rua do Lago 717.  
  • Horário de atendimento: Das 09 às 11h30 e das 13 às 16h30. 
  • Documentos exigidos no ato da inscrição:

 

  1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido.

 

  1. Comprovante da Graduação - Cópia do diploma (frente e verso, na mesma folha) ou certificado de conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar, em que conste a data da colação de grau. O candidato diplomado em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317).

 

  1. Projeto de Pesquisa. O Projeto de Pesquisa deverá ter entre 15 e 25 páginas (letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5). Os itens do Projeto, que serão avaliados em função de sua clareza, consistência e coerência, são: objetivos, problemática, justificativa e fundamentação teórico-metodológica da investigação. Na capa do projeto de pesquisa deverá constar o nome do candidato e do orientador pretendido. Curriculum Vitae atualizado (sem comprovantes). Obs: O Projeto de Pesquisa será solicitado após a prova de conhecimento, não enviar com a inscrição.

 

  1. Cópia de Carteira de Identidade  e do CPF.      No caso de estudante estrangeiro, anexar cópia do passaporte. Se o candidato for aprovado, é obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) com data válida.

 

  1. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível no site pos.fflch.usp.br/Ingresso, durante o período de inscrição.

 

  1. Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidatos ao Doutorado).  Se você ainda não tem em mãos o Diploma de Mestrado veja as observações abaixo:

 

 

  • O candidato que for mestrando da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317).

 

  • O candidato que for mestrando externo à USP e não comprovar a conclusão do Mestrado no ato de sua inscrição, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317
  • No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP, Pedido de Equivalência do Título de Mestre deve ser solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da inscrição para o processo seletivo.

7. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição de R$ 80,00. http://pos.fflch.usp.br/node/53093

8. Caso não tenha colado grau ou defendido o mestrado, preencha o respectivo Termo de Compromisso de Graduação ou Mestrado (CLIQUE AQUI)

 

 

       Etapa 2:

 

         Da Seleção:

 

 

Os critérios de seleção adotados para os cursos de Mestrado e Doutorado são:

 

  1.  Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (eliminatório)

 

          O candidato poderá se inscrever em mais de uma língua, devendo ser aprovado em uma língua para mestrado, uma para doutorado com título de mestre (não podendo repetir-se a mesma língua escolhida por ocasião da seleção do mestrado), e duas para doutorado direto.

 

  • Área de Concentração em Estudos Árabes

 

  1. Os exames de proficiência ficarão a cargo de uma comissão indicada pela CCP, e serão aplicados os critérios de aprovado/reprovado.

 

  1. Para o mestrado, será exigida a proficiência em uma das seguintes línguas estrangeiras: Árabe, Inglês e Francês . Quando o conhecimento da língua árabe for relevante para o desenvolvimento da dissertação, é recomendável que o candidato realize a prova nessa língua. A prova exigirá a tradução de um texto científico ou literário (do árabe para o português), com consulta a dicionário.

 

  1. Para o doutorado com título de mestre, será exigida a proficiência em uma das seguintes línguas estrangeiras, diferente daquela na qual o aluno foi aprovado no mestrado, dentre as seguintes: Árabe, Inglês, Francês e Espanhol.

 

  1. Quando o conhecimento da língua árabe for relevante para o desenvolvimento da tese, é recomendável que o candidato realize a prova nessa língua. A prova exigirá a tradução de um texto científico ou literário (do árabe para o português), com consulta a dicionário.

      

  1. O exame de proficiência em inglês não será exigido para estudantes oriundos de países cujo idioma oficial é o inglês.

 

  1. Caso o aluno de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto tenha realizado exame de proficiência para língua inglesa do TOEFL (Test of English as Foreign Language) ou do IELTS (International English Language Test), ele poderá utilizar este resultado como demonstrativo de proficiência em inglês, desde que apresente as seguintes pontuações mínimas:

 

TOEFL: 213 pontos para o Computer-based-Test (CBT), 550 pontos para o Paper-based-Test (PBT), ou 80 pontos para o Internet-based-Test (IBT)

 

IELTS: 6,0 pontos

 

Estes exames terão validade de cinco (5) anos, contados a partir da data de emissão do resultado.

 

Os candidatos estrangeiros, além da prova de língua estrangeira, deverá ser aprovado no exame de proficiência em Português. No âmbito da FFLCH da USP os exames de Português são aplicados pelo Centro de Línguas, no qual os candidatos deverão inscrever-se para o exame, http://www.clinguas.fflch.usp.br/node/25

 

 O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, Celpe-Bras, também poderá ser aceito, devendo o aluno obter neste exame no mínimo o nível Intermediário Superior.

 

 

  • Área de Concentração em Estudos Judaicos:

 

Para os candidatos da área de concentração Estudos Judaicos os exames de proficiência ficarão a cargo do Centro de Línguas da FFLCH (com exceção do Hebraico) e serão aplicados os critérios de aprovação/reprovação.

 

a)        Para o mestrado, será exigida a proficiência em uma das seguintes línguas estrangeiras: Hebraico, Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano. Quando o conhecimento da língua hebraica for relevante para o desenvolvimento da dissertação, é recomendável que o candidato realize a prova nessa língua. A prova exigirá a tradução de um texto científico ou literário (do hebraico para o português), com consulta a dicionário.

 

b)        Para o doutorado com título de mestre, será exigida a proficiência em uma das seguintes línguas estrangeiras, diferente daquela na qual o aluno foi aprovado no mestrado, dentre as seguintes: Hebraico, Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano.

 

Quando o conhecimento da língua hebraica for relevante para o desenvolvimento da dissertação, é recomendável que o candidato realize a prova nessa língua. A prova exigirá a tradução de um texto científico ou literário (do hebraico para o português), com consulta a dicionário.

 

c)         O exame de proficiência em inglês não será exigido para estudantes oriundos de países cujo idioma oficial é o inglês.

 

d)        Caso o aluno de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto tenha realizado exame de proficiência para língua inglesa do TOEFL (Test of English as Foreign Language) ou do IELTS (International English Language Test), ele poderá utilizar este resultado como demonstrativo de proficiência em inglês, desde que apresente as seguintes pontuações mínimas:

 

•          TOEFL: 213 pontos para o Computer-based-Test (CBT), 550 pontos para o Paper-based-Test (PBT), ou 80 pontos para o Internet-based-Test (IBT)

 

•          IELTS: 6,0 pontos

 

Estes exames terão validade de cinco (5) anos, contados a partir da data de emissão do resultado.

 

e)        O candidato estrangeiro, além da prova de língua estrangeira, deverá ser aprovado no exame de proficiência em Português. No âmbito da FFLCH da USP os exames de Português são aplicados pelo Centro de Línguas, no qual os candidatos deverão inscrever-se para o exame, acessando o site http://www.clinguas.fflch.usp.br/node/25

 

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, Celpe-Bras, também poderá ser aceito, devendo o aluno obter neste exame no mínimo o nível Intermediário Superior.

 

Etapa 3:

 

Calendário de Provas

  1.  Prova de Proficiência em Língua Estrangeira:
  • Área de concentração: Estudos Judaicos

Os exames de Proficiências em   Francês, Inglês e Italiano, serão aplicados pelo Centro de Línguas da FFLCH. Inscrição pelo site: http://clinguas.fflch.usp.br.

      - Inscrições: 17/08 a 16/08/2017

      - Data para vencimento do Boleto: 23/08

      - Exames: de

        Inglês: 29/08

        Francês: 30/08

        Italiano: 04/09

 

      Informações no site http://clinguas.fflch.usp.br/Proficiências.

 

      A sala será divulgada na recepção do prédio 15 minutos antes do início da prova.

 

     O exame de proficiência em Hebraico será realizado pela Área de Concentração em Estudos Judaicos.  Data do Exame: 30/08/2017, às

    15h00 – Prédio de Letras, sala 105.

 

  • Área de concentração: Estudos Árabes

OBS: é permitido o uso de dicionário

  • Árabe: 11/09 às 14h:00– Prédio de Letras, sala 15
  • Inglês: 12/09 às 14h00– Prédio de Letras, sala 15
  • Espanhol: 13/09 às 14h:00– Prédio de Letras, sala 15
  • Francês: 14/09 às 10h:00– Prédio de Letras, sala 15

Os exames de Proficiências em Espanhol, Francês, Inglês e Árabe, serão aplicados pelo programa. Obs: Realizada a inscrição na Pós na Área de Estudos Árabes, não é preciso fazer a inscrição na Proficiência escolhida, pois é automática.

2.      Prova de Conhecimento (escrita).  Para as duas áreas de Concentração, sendo esta de caráter eliminatório e classificatório (aprovado/reprovado).

       A prova de conhecimento será elaborada pelos docentes do Programa, e tem caráter eliminatório e classificatório. Data da Prova Escrita: Obs: Para as duas Áreas de Concentração

 

- Estudos Judaicos e Árabes dia 10/10, às 14h00, sala 262 – Prédio de Letras.

 

 

        A Bibliografia está disponível no site do departamento de Letras Orientais: http://www.letrasorientais.fflch.usp.br

 

3.      Entrega do Pré-Projeto e projetos de Pesquisa

      Os alunos aprovados nas Provas de Proficiência e Prova escrita deverão entregar, no Departamento de Letras Orientais, sala 25, o Pré-Projeto de Pesquisa, em 3 vias, deverá ter entre 15 e 25 páginas (letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5). Os itens do Projeto, que serão avaliados em função de sua clareza, consistência e coerência, são: objetivos, problemática, justificativa e fundamentação teórico-metodológica da investigação. Na capa do projeto de pesquisa deverá constar o nome do candidato e do orientador pretendido. Curriculum Vitae atualizado (sem comprovantes). Obs: O Projeto de Pesquisa será solicitado após a prova de conhecimento.

4.      Arguição dos projetos pela comissão:

 A arguição é conduzida por uma Comissão de Seleção indicada pela CCP, onde serão analisados o pré-projeto de pesquisa, o histórico escolar do curso de graduação, e o Currículo Lattes (no caso de candidatos brasileiros) ou Curriculum Vitae (no caso de candidatos estrangeiros).  Para o Mestrado, o pré-projeto de pesquisa que deverá conter: uma Introdução, com a justificativa e o objetivo do tema; metodologia; cronograma e bibliografia inicial ou fundamental; b) a arguição a respeito do projeto apresentado. Espera-se que o candidato tenha domínio geral da temática de seu projeto e saiba desenvolver argumentos que sustentem a pertinência do projeto e sua exequibilidade. Para o Doutorado, a) o projeto de pesquisa que deve: ter o objeto de estudo e os objetivos da pesquisa claramente delineados; as questões e a justificativa para a pesquisa bem claras; os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa devem ser descritos; a metodologia a ser utilizada deve estar estabelecida; uma síntese da bibliografia fundamental deve ser apresentada e um plano de trabalho e um cronograma para a execução do projeto devem estar estabelecidos; b) a arguição a respeito do projeto apresentado, em que o candidato deverá demonstrar domínio geral da temática de seu projeto e saiba desenvolver argumentos que sustentem a pertinência do projeto e sua exequibilidade, além de revelar conhecimentos de metodologia de pesquisa, demonstrar capacidade do candidato de coordenar, com coerência, as ideias concernentes ao tema de seu objeto de estudo e evidenciar sua habilidade em trabalhar com a bibliografia. A média aritmética das notas de a) e b) deverá ser igual ou superior a 6.0 (seis) para aprovação. De acordo com esta média será feita a classificação.

 Os candidatos aprovados poderão ser aceitos no Programa, obedecendo ao número de vagas divulgadas no Edital e a disponibilidade de orientação

 

      Obs: As datas da arguição serão definidas após a divulgação dos resultados da Prova escrita. A convocação será feita via e-mail (informado na Ficha de Inscrição) -

 

       Etapa 3:

       Das vagas:

 

  •    Área de Concentração em Estudos Árabes

 

Prof. Dr. Antonio Brancaglion Jr

 

-Relação da cultura árabe com as demais culturas antigas

Vagas: 01 (Mestrado) 01 (Doutorado)

Profa. Dra. Arlene Elizabeth Clemesha

-Estudos árabes e islâmicos contemporâneos.

 

Vagas: 01 (Mestrado) 02 (Doutorado)

Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche

Tradução Estudo e estudo das Fontes Árabes

 

não irá abrir vagas

Prof. Dr. Michel Sleiman

-Tradução e estudo das fontes árabes; literatura

Árabe e judaica da Ibéria Medieval

Vagas: 02 (Mestrado) 02 (Doutorado)

 

Prof. Dr. Miguel Attie Filho

-Estudos árabes e islâmicos medievais, pensamento

Árabe medieval e judaico

não irá abrir vagas

Profa. Dra. Mona Mohamad Hawi

 

Estudos Bilíngues e ensino no contexto da Teoria da Atividade Sócio histórico cultural

 

Vagas: 02 (Mestrado)

Prof. Dr. Paulo Daniel Elias Farah

 

Estudos árabes e islâmicos contemporâneos.

Vagas: 07 (ME/DO)

 

Profa. Dra. Safa A. A. Chahla Jubran

-Estudos linguísticos do árabe; árabe e hebraico no contexto das línguas semíticas;

-Tradução e estudo críticos de fontes árabes.

 

Vagas: 04 (ME/DO)

  •  Área de Concentração em  Estudos Judaicos

 

Profa. Dra. Berta Waldman

Literatura hebraica, judaica e outras literaturas e linguagens artísticas

 

Vagas: 01 (Doutorado)

 

Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schwartzman

 

Língua Hebraica: aspectos históricos e culturais.

 

Vagas: 02 (Mestrado)

Prof. Dr Luis Sergio Krausz

 

Vagas: 01 (Mestrado) 01 (Doutorado)

 

Profa. Dra. Marta Francisca Topel

Judaísmo contemporâneo: imigração, identidade, pensamento judaico e antissemitismo

 

Vagas: 01 (Mestrado) 02 (Doutorado)

Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro

Judaísmo contemporâneo: imigração, identidade, pensamento judaico e antissemitismo

 

Vagas: 02 (Mestrado) 02 (Doutorado)

Prof. Dr. Moacir Amâncio

Literatura hebraica, judaica e outras literaturas e linguagens artísticas

 

Vagas: 01 (Mestrado)

Profa. Dra. Nancy Rozenchan

Literatura hebraica, judaica e outras literaturas e linguagens artísticas

 

Vagas: 02 (Mestrado) 02(Doutorado)

Prof. Dr. Reginaldo Gomes de Araújo

 

Língua hebraica: estudos sincrônicos e diacrônicos

Vagas: 03 (ME/DO)

Profa. Dra. Suzana Schwarts

 

Estudos da Bíblia hebraica

Não irá abrir vagas

 

Bibliografias links abaixo.

Estudos Judaicos: Bibliografia de Hebraico

Estudos Árabes: Bibliografia de Árabe

 

Inscrição

http://www.pos.fflch.usp.br

 

Calendário Pós-graduação

http://www.pos.fflch.usp.br/sites/pos.fflch.usp.br/files/Calend%C3%A1rio%20de%20P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o%202012.pdf

 

AnexoTamanho
bibliografia Estudos Judaicos.pdf143.8 KB
Bibliografia básica para a Prova de conhecimento da Área de Estudos Árabes_2014.pdf196.32 KB
Texto de Estudos Judaicos 1 - QUEM É CULPADO_.pdf2.02 MB
Texto de Estudos Judaicos 2 - O ROMANCE ISRAELENSE.pdf1.06 MB
Texto de Estudos Judaicos 3 - PEQUENA HISTORIA DA LINGUA HEBRAICA.pdf6.05 MB
Texto de Estudos Judaicos 4 - O MUNDO DA ANTIGO ISRAEL.pdf5.78 MB
Texto de Estudos Judaicos 5 - L'HÉBREU.pdf5.55 MB
Texto de Estudos Judaicos 6 - NAS SENDAS DO JUDAÍSMO.pdf2.05 MB
Texto de Estudos Judaicos 7 -ISRAEL TERRA EM TRANSE (1).pdf4.09 MB
Textos de Estudos Judaicos 8 - A língua hebraica vai bem, obrigada.pdf1.99 MB
Texto de Estudos Judaicos 9 - As origens da religião israelita.pdf6.38 MB
Texto de Estudos Judaicos 10 - CONTRADIÇÕES ENTRE CIDADANIA.pdf4.48 MB
Texto de Estudos Judaicos 11 - FIM DA HEGEMONIA ASHKENAZITA.doc200 KB
Texto de Estudos Judaicos 12 - HorowitzLissakTraducaoNancy.doc131.5 KB
Texto de Estudos Judaicos 13 - Literatura Hebraica -Vertentes do século XX.pdf2 MB