Deize Crespim Pereira

d_armenio_deize

Área Língua e Literatura Armênia

ORCID 0000-0001-8157-3000

CV-Lattes http://lattes.cnpq.br/3704111845177465

Página Pessoal 

Email deize.pereira@usp.br

Telefone (11) 3091-4890

Gabinete 19

Formação

Professora efetiva da Universidade de São Paulo no Departamento de Letras Orientais
Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007)
Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2004)
Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (1998)
Membro da Comissão de Pesquisa da FFLCH/USP
Membro da Comissão de Graduação do Departamento de Letras Orientais

Docente responsável pelas disciplinas de Cultura e Literatura Armênia ministradas aos alunos de graduação, pela disciplina de pós-graduação do Programa LETRA Linguística Funcional: Pressupostos teóricos e metodológicos e pelos cursos de difusão cultural da área de Língua e Literatura Armênia.

Orienta trabalhos de TGI (Trabalho de Graduação Individual), Iniciação Científica e Mestrado.

Projetos de Pesquisa

1.Tradução literária de autores armênios clássicos, modernos e contemporâneos
Objetivos: Traduzir para a língua portuguesa textos produzidos pelos autores mais representativos da literatura armênia, sejam eles clássicos, modernos ou contemporâneos. A tradução desses textos literários visa à produção de material para as disciplinas de Cultura e Literatura Armênia, ministradas para os alunos de graduação em Letras da FFLCH, visa ainda tornar esses textos acessíveis à ampla comunidade de falantes da língua portuguesa.

2. Armênia: História e Cultura
Objetivos: Investigar dados históricos e culturais relativos ao povo armênio, com atenção especial para aqueles que foram importantes na formação e manutenção da identidade da nação armênia.

3. Produção de material didático para o curso de Língua e Literatura Armênia
Objetivos: O projeto visa a produção de material didático para o curso de Língua e Literatura Armênia ministrado na FFLCH/USP e trabalha em três frentes: estudos sobre língua armênia, tradução literária e Armênia: história e cultura.

4. Organização de Exercícios Didáticos para Aquisição da Língua Armênia Ocidental
Objetivos: Este projeto de pesquisa tem por objetivo a organização de exercícios didáticos de língua armênia ocidental dirigidos a falantes da língua portuguesa, com vistas à preparação de um livro didático de armênio ocidental. A pesquisa se justifica, primeiramente, por sua originalidade, já que é ainda muito escasso o material didático de língua armênia ocidental em português, e segundamente, por sua contribuição como produção de material didático para os alunos de disciplinas de graduação e de cursos de extensão de língua armênia ocidental regularmente ministrados na FFLCH/USP. A metodologia consistirá de digitalização e organização de exercícios de língua armênia ocidental preparados ao longo de vários anos pela Profa. Dra. Sandra Maria Silva Palomo. Como suporte teórico serão utilizados os pressupostos da Linguística Funcional.

Áreas de Pesquisa: tradução literária armênio-português, estudos de língua armênia, estudos de história, cultura e literatura armênia, identidade cultural, estudos do português brasileiro, variação e mudança linguística, Sociolinguística, Linguística Funcional, Linguística Cognitiva.