Bacharelado em Letras - Armênio

Coordenadora: Profa. Dra. Lusine Yeghiazaryan

 

1. Apresentação

A Área de Língua e Literatura Armênia foi criada em 1964 pelo Prof. Yessai Ohannes Kerouzian. Trata-se do único curso de graduação em Armênio existente na América Latina, tendo um papel de grande relevo junto às instituições dedicadas à Armenologia existentes na Europa e Estados Unidos e também junto ao Governo da República da Armênia. Atualmente os Estudos Armênios em nível de Pós-Graduação estão sendo desenvolvidos no programa Letras Estrangeiras e Tradução - LETRA.

O aluno ingressante no Bacharelado em Letras, após concluir o 1º ano do Ciclo Básico, poderá optar pela Habilitação única em Armênio (com duração de 4 anos) ou pela Habilitação dupla em Português e Armênio (com duração de 5 anos). Anualmente são oferecidas 10 vagas para o Curso de Armênio no período matutino.

Concomitante ao Bacharelado, o aluno poderá cursar também a Licenciatura, obtendo assim dois diplomas. A matrícula na Licenciatura poderá ser feita a partir do 3º semestre. Para mais informações sobre a Licenciatura da Letras, clique aqui.

O ingresso no Curso de Letras da USP é feito por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para mais informações sobre o ingresso na USP, clique aqui.

 

2. Estrutura do Curso

As grades curriculares dos Cursos promovidos pelo Departamento de Letras Orientais são estruturadas em função de três eixos temáticos interdependentes: Língua, Literatura e Cultura. No último ano do Curso também é oferecida uma disciplina de Pesquisa. No quadro abaixo são elencadas as disciplinas obrigatórias e optativas-livre do Curso de Armênio, agrupadas segundo esse critério:

Língua

Língua Armênia I a VIII

Literatura

Literatura Armênia: Épica
Literatura Armênia: Poesia Cristã e Poesia Trovadoresca
Literatura Armênia na Diáspora    
Literatura Armênia Moderna: Romantismo
Literatura Armênia Moderna: Realismo
Literatura Armênia Contemporânea

Cultura

Cultura Armênia I e II

Pesquisa Trabalho de Graduação Individual em Letras Orientais I e II

 

3. Docentes

Profa. Dra. Deize Crespim Pereira
Profa. Dra. Lusine Yeghiazaryan

 

4. Intercâmbio Acadêmico

A USP possui Acordos de Cooperação Internacional para fins de Intercâmbio Acadêmico e Mobilidade Estudantil com as seguintes universidades estrangeiras ligadas aos Estudos Armênios:

Yerevan State University (Armênia)

 

+