Bacharelado em Letras - Árabe

Coordenador: Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche

 

1. Apresentação

O curso de Árabe da Universidade de São Paulo é o mais antigo do país. Sua origem remonta ao ano 1951, quando o então Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, professor Eurípedes Simões de Paula, oficializou o curso de árabe oferecido livremente por Jamil Sáfady, na década de 1940. Em 1962, a Área de Língua e Literatura Árabe foi consolidada com a contratação de Helmi Nasr e a criação da seção de Estudos Orientais, futuro Departamento de Letras Orientais, do qual faz parte até hoje.

O curso de árabe inclui, além de Língua e Literatura, as disciplinas de História e Filosofia árabes, proporcionando uma formação integral e humanística. O graduando do curso de árabe tem a opção de complementar seus estudos em centros de língua no Mundo Árabe, com os quais mantemos acordos acadêmicos. Em nível de Pós-Graduação, a área de Árabe da Universidade de São Paulo foi pioneira e permanece uma das poucas a oferecer estudos em nível de Mestrado e Doutorado, atualmente reunidos no programa de pós-graduação Letras Estrangeiras e Tradução - LETRA.

O aluno ingressante no Bacharelado em Letras, após concluir o 1º ano do Ciclo Básico, poderá optar pela Habilitação única em Árabe (com duração de 4 anos) ou pela Habilitação dupla em Português e Árabe (com duração de 5 anos). Anualmente são oferecidas 20 vagas para o Curso de Árabe no período matutino.

Concomitante ao Bacharelado, o aluno poderá cursar também a Licenciatura, obtendo assim dois diplomas. A matrícula na Licenciatura poderá ser feita a partir do 3º semestre. Para mais informações sobre a Licenciatura da Letras, clique aqui.

O ingresso no Curso de Letras da USP é feito por meio do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para mais informações sobre o ingresso na USP, clique aqui.

 

2. Estrutura do Curso

As grades curriculares dos Cursos promovidos pelo Departamento de Letras Orientais são estruturadas em função de três eixos temáticos interdependentes: Língua, Literatura e Cultura. No último ano do Curso também é oferecida uma disciplina de Pesquisa. No quadro abaixo são elencadas as disciplinas obrigatórias e optativas-livre do Curso de Árabe, agrupadas segundo esse critério:

Língua

Língua Árabe I a VI
Árabe Dialetal I e II
Compreensão e Produção Textual em Árabe I e II

Literatura

Literatura Árabe I e II
Poesia Árabe
Prosa Árabe
Introdução à Literatura Árabe    
Literatura Árabe - Andaluza
Literatura Palestina

Cultura

Cultura Árabe I e II
História do Pensamento Árabe I e II
História da Palestina Moderna I e II
Panorama Cultural da Língua Árabe
Estudos sobre o Pensamento - Módulo I e II
Falsafa: Estudos de Filosofia Árabe
Falsafa: Filosofia Árabe Através dos Textos
O Nacionalismo Árabe

Pesquisa Trabalho de Graduação Individual em Letras Orientais I e II

 

3. Docentes

Profa. Dra. Arlene Elizabeth Clemesha
Prof. Dr. Mamede Mustafa Jarouche
Prof. Dr. Michel Sleiman
Prof. Dr. Miguel Attie Filho
Profa. Dra. Mona Mohamad Hawi
Prof. Dr. Paulo Daniel Elias Farah
Profa. Dra. Safa Alferd Abou Chahla Jubran

 

4. Intercâmbio Acadêmico

O curso de Árabe possui acordo de cooperação com o Département d’Enseignement de l’Arabe Contemporain (DEAC), pertencente ao Instituto Francês, no Cairo, Egito. O acordo tem viabilizado aos nossos egressos aperfeiçoar sua formação no idioma e na cultura árabe em um dos principais centros mundiais de ensino da língua árabe.

 

+